Pedidos da AKGV para o Projeto Orla

By 6 de setembro de 2021 Notícias 4 Comments

A orla do município de Vitória vai ganhar regras para a prática de atividades esportivas e de lazer. Para determinar as novas diretrizes, a prefeitura da capital criou uma comissão que vai tratar da regulamentação das atividades.

A expectativa é de que a comissão da prefeitura faça uma regulamentação determinando locais, horários e demais regras para cada espaço. “Representantes de várias secretarias estão se reunindo para discutir de que maneira a praia pode ser usada de forma democrática e organizada, garantindo o lazer e a segurança de todos”, informou a prefeitura, em nota.

A comissão informou em audiência pública que devemos apresentar propostas até o dia 15/09, para o Plano de Uso e Gestão da Orla da Praia de Camburi.

Segue abaixo link para a minuta de propostas que a AKGV irá apresentar.
Favor apresentar sugestões através dos comentários aqui nesta página.

4 Comments

  • Fernando Campos disse:

    Como velejador de kitesurf a mais de 7 anos, tenho visto que estruturas fixas como postes para redes de beach tênis trazem um risco eminente de acidente para os velejadores de nosso esporte. Como o horário de utilização das quadras não ocorre no mesmo período que a praia é utilizada para o kitesurf, a minha sugestão é que essas estruturas sejam móveis.

  • Bruno disse:

    Na realidade o que está acontecendo na orla de camburi é uma ocupação desordenada dos espaços, profissionais de educação física utilizando decks como verdadeira academia, muitas traves na areia que são propriedades particulares, o Kitesurf não entraria na discussão porque ele não ocupa espaço, o esporte é praticado na água. todo velejador sabe que deixar o kite na areia danifica o equipamento. Essa discussão começou quando essas verdadeiras empresas de Beach tênis tomaram a areia da praia com muitas traves, traves essas que você munícipe não pode utilizar. A associação tem que cobrar não de vereador e sim da secretaria de desenvolvimento da cidade e do patrimônio da união limite do número de traves na orla. Essas traves atrapalham os banhistas. Agora se a prefeitura decidir delimitar área para prática do esporte (sou radicalmente contra) essa área tem que ser a partir do quiosque 5. Vitória existe um PDU e a prefeitura tem que cumprir a lei, cobrando taxas, iss e Contrapartida dos esportes que ocupam areias da orla.

  • Renzo Gama Soares disse:

    Entendo que inicial seria uma área delimitada no início da praia (próximo ao restaurante Barlavento) para entrada e saída dos velejadores da água (atualmente essa área já existe, próximo o posto dos guarda vidas) e outra mais à frente, entre o 6º e o 7º quiosque (atualmente desocupado). O velejo de vento sul, próximo a Jardim Camburi, é feito quando há poucas pessoas na Praia em razão do frio, razão pela qual entendo ser desnecessária a demarcação daquela área.

  • Arsonval Lamounier Junior disse:

    Penso que deveria existir ao longo de praias largas como Camburi duas faixas de 200 a 300 metros cada dedicadas a decolagem de kites. Ali nao poderia exsitir traves, etc. Muito comum ver isto na Europa.
    Outra questão é referente à segurança. O salva vidas nao olha o kiter. Deveria exsitir um telefone de contato de urgencia (acionado pelo próprio kiter ou outra pessoa) para um resgate de jetski em caso de kiter à deriva, ou acidente distante da orla.

Leave a Reply

Your email address will not be published.